Sunday, January 30, 2011

The Bottom Line of Happiness

Com a palavra, Adi Ignatius, Editor Chefe da Harvard Business Review:

"Uma de nossas editoras ouviu rumores interessantes sobre uma palestra incrívelmente inspiracional dada por um professor da Harvard Business School, Professor Clayton M. Christensen, aos seus alunos. A palestra era tão boa que ela pediu-o que transformasse a palestra em um artigo que acabou sendo um dos trabalhos mais lidos que a HBR já publicou."

O artigo é bem interessante e decidi deixar alguns pontos pertinentes expostos pelo Professor Christensen (foto) aqui no blog. Vale lembrar que um dos colegas de classe de Christensen foi parar na cadeia; Jeff Skilling, que foi um dos pivôs do caso Enron.



O título do artigo é "The Bottom Line of Happiness - Use the tools of business to create a life of fullfilment and integrity." Vamos a alguns pontos: 

1. Ache a resposta para essas 3 perguntas;
    - Como poderei ser feliz com a minha carreira?
    - O que fazer para que os meus relacionamentos sejam fonte inesgotável de felicidade?
    - O que devo fazer para ficar longe da prisão?        

2. O seu relacionamento com a sua carreira reage de forma muito mais imediata do que os seus relacionamentos pessoais próximos. Você pode não dar atenção ao seu relacionamento com o seu parceiro/filhos todos os dias e não perceber que as coisas estão se deteriorando.

3. Assim como empregados, filhos criam motivação e confiança ao se engajar em tarefas difíceis/desafiadoras e aprendendo como as coisas funcionam. 

4. Lembre-se de ser humilde. Se a sua atitude é que "só as pessoas mais inteligentes tem algo a te oferecer", você certamente está perdendo muitas oportunidades de aprendizado.

5. Não se preocupe com o nível de satisfação pessoal que você conseguiu; preocupe-se com os indivíduos que você ajudou a se tornarem pessoas melhores.

No comments:

Post a Comment

What's up?