Wednesday, February 2, 2011

There's a flip side to everything

É o que diz o ditado pelo menos! Talvez quase tudo tenha um "flip side", porém a questão é que as vezes coisas que nós nem nos damos conta tem um oposto que também faz sentido.

De acordo com o especialista Roger von Oech, poder observar estes traços são características notórias do que ele chama de artista. O artista, no olhar de Oech, tem a capacidade de transformar informação em novas idéias. E uma das técnicas que o artista geralmente emprega é a de reverter a perspectiva ao encarar um problema, de modo a analisar a situação mais amplamente.

Esta técnica pode ser utilizada de várias formas e já nos promoveu incríveis avanços na sociedade. Um exemplo simples foi a mudança de foco de "cura" para "prevenção", o que mudou o campo da medicina.

Derek Sivers nos mostra de forma simples como funciona essa ferramenta de inversão do artista em mais um interessantíssimo video TED:


Seguindo a deixa do post, fica aqui uma charada:
"Um velho Rei excêntrico quer passar o trono para um de seus filhos. Ele ordena que se organize uma corrida de cavalos e que o filho com o cavalo mais lento se tornará Rei. Os filhos, cada um receoso que o outro estaria trapaciando para que o cavalo corresse menos, tornaram-se ao sábio por ajuda. Com apenas duas palavras o sábio lhes diz o que fazer para que a corrida seja justa. O que disse o sábio?" 

No comments:

Post a Comment

What's up?